Servidores participam de treinamento do Banco Mundial sobre regulamento de compras para garantir conformidade e transparência nos investimentos do ‘Pista Nova, Vida Nova’
O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) reforça seu compromisso com a transparência e a conformidade nas contratações públicas. Quatro representantes do órgão, juntamente com dois servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), estão em Brasília, de 27 a 31, participando do “Treinamento sobre o Regulamento de Aquisições para Mutuários de Operações de Financiamento de Projetos de Investimento, promovido pelo Banco Mundial.
A capacitação é estratégica para aprimorar a capacidade técnica dos servidores que atuam no Programa de Manutenção Proativa, Segura e Resiliente das Rodovias Estaduais de Sergipe (Crema Sergipe), parte do projeto Pista Nova, Vida Nova, financiado pela instituição internacional.
O treinamento, coordenado pela área de Aquisições do Banco Mundial, tem como objetivo principal proporcionar um entendimento aprofundado das diretrizes que regem os processos de aquisição de bens, obras e serviços com recursos de financiamentos internacionais. A meta é garantir que as práticas do DER/SE estejam rigorosamente alinhadas às políticas e exigências do Banco.
Representam o DER/SE no evento, Saulo Aragão Santana, diretor de Planejamento e Faixa de Domínio, Tito Felipe Lopes Teles Roriz, presidente da Comissão Permanente de Licitação, Lucas Hora Guimarães, gerente de Obras e Karollina Ferreira Ribeiro, engenheira civil da Gerência de Projetos. Já como representantes da Sefaz estão os servidores Pedro Brasil e Edidelson Lima.
Saulo Aragão Santana, diretor de Planejamento e Faixa de Domínio, destacou a importância da participação sergipana. “Estar neste treinamento é fundamental para a governança do nosso projeto Pista Nova, Vida Nova. O Banco Mundial possui normas de aquisição muito específicas que visam a eficiência, a integridade e a melhor aplicação dos recursos. Aprofundar nossos conhecimentos e alinhar nossos procedimentos às diretrizes internacionais é crucial para assegurar a execução bem-sucedida e transparente do Crema Sergipe, garantindo que as obras cheguem à população com a máxima qualidade”, afirmou.
Conteúdo Abrangente e Prático
Durante a semana, os participantes terão acesso a conteúdos detalhados que abrangem aspectos jurídicos, administrativos e operacionais, focando na aplicação prática das regras de aquisição. Serão discutidos temas vitais como:
* Planejamento de aquisições;
* Elaboração de editais e termos de referência;
* Critérios de seleção de fornecedores;
* Avaliação de propostas;
* Gestão contratual.
A metodologia inclui estudos de caso e exercícios práticos que simulam situações reais de implementação, o que contribui diretamente para promover uma cultura de eficiência, integridade e conformidade nas aquisições financiadas, fortalecendo a gestão e a boa governança na execução de investimentos de desenvolvimento em Sergipe. A iniciativa demonstra a proatividade do DER/SE em buscar a excelência na gestão de recursos e na entrega de infraestrutura rodoviária segura e resiliente para o Estado.




