Governo define estratégias para otimizar o tráfego na ponte entre Aracaju e Barra dos Coqueiros

A partir de amanhã, 1º de março, será feita uma canalização do trânsito com a presença de agentes da SMTT, BPRv e CPTran, nos horários de 6h às 8h e 17h às 19h, nos dois sentidos da ponte

Com o objetivo de minimizar os transtornos ocasionados por conta dos serviços de manutenção realizados na ponte Construtor João Alves Filho, entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, o Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), definiu estratégias para facilitar o tráfego no entorno da ponte.

Nesta terça-feira, 28, o diretor-presidente do DER/SE, Anderson das Neves, se reuniu com representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Barra dos Coqueiros, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Companhia de Policiamento de Trânsito de Sergipe (CPTran) e da empresa Concrepoxi, responsável pela execução dos serviços, a fim de discutir e definir soluções que garantam agilidade ao trânsito, sobretudo nos horários de pico.

O que ficou definido

Apresentadas as sugestões por parte dos envolvidos, após as discussões ficou determinado que a partir de amanhã (quarta-feira), 1º de março, será feita uma canalização do trânsito com a presença de agentes da SMTT, BPRv e CPTran, de segunda a sexta-feira, nos horários de 6h às 8h e 17h às 19h, nos sentidos Aracaju-Barra dos Coqueiros e Barra dos Coqueiros-Aracaju.

Outra ação que facilitará a trafegabilidade será a disposição de agentes da SMTT da Barra dos Coqueiros, estrategicamente posicionados na rotatória onde existe a imagem de Santa Luzia, promovendo uma semaforização humana, a fim de controlar o fluxo de veículos que transitam pela Avenida Oceânica, Rodovia José de Campos e Rodovia SE-100, no sentido Pirambu.

Ao mesmo tempo, agentes do BPRv ficarão ao longo de 2 km de extensão (do pórtico até cabeceira da ponte) para controlar uma fila única, sendo que os automóveis pesados, como caminhões e ônibus, só poderão percorrer a via em horários de pico, pela direita, enquanto os demais veículos transitarão pela esquerda. Os agentes ainda serão responsáveis pela realização do ‘Pare e Siga’ na cabeceira da ponte. À CPTran competirá a responsabilidade pelo fluxo de trânsito na alça da ponte, no município de Aracaju, nos horários da manhã e tarde.

De acordo com o diretor-presidente Anderson da Neves, as soluções adotadas garantirão melhor mobilidade. “A troca das juntas de dilatação são necessárias para dar segurança à estrutura da ponte, e assim como em toda obra. Os transtornos são inevitáveis. No entanto, a boa vontade e a soma das ideias, resultaram em uma solução que assegurará a fluidez do trânsito. Além do que foi definido entre os órgãos, os representantes da empresa responsável pela obra informou que reforçará o quantitativo de mão-de-obra para agilizar o andamento dos serviços. Com a somatória de forças, todos serão beneficiados”, ressaltou.

O comandante do BPRv, tenente-coronel, Raimundo Júnior, também reforçou que o batalhão atuará de forma dinâmica. “A engenharia de trafego é crucial para o fluxo dos veículos no horário de pico, por isso o BPRv intensificará a fiscalização nos pontos cruciais. No entanto, os condutores precisam se conscientizar, ceder a preferência e guardar a distância necessária entre os veículos. A BPRv não se furtará do rigor da aplicação da legislação de trânsito para aqueles que desobedecerem as normas”, enfatizou.

Para o superintendente da SMTT da Barra dos Coqueiros, Marcos Fellipe Gomes, a força tarefa contornará muitos problemas. “A reunião foi bastante produtiva, inclusive por terem sido colocados pontos importantes com relação às situações que podem ser vistas na prática”, frisou.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, destacou a iniciativa da reunião, a fim de diminuir os impactos no trânsito. “É importante a atuação do DER/SE em liderar as ações pra reduzir os impactos no trânsito, e diante do que foi tratado e definido, a SMTT de Aracaju dará total apoio ao trânsito. A obra é importante para o desenvolvimento da capital e de todo o estado, e estaremos sempre colaborando para a melhoria do trânsito”, afirmou.

Última atualização: 28 de fevereiro de 2023 21:02.