Segue a todo vapor a restauração da rodovia entre Tobias Barreto e Riachão do Dantas

postado em: Noticias | 0

Intervenção atende ao programa de recuperação da malha viária executado pelo Governo do Estado

inicio da reforma da SE-170

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a obra tem investimentos de R$ 32.607.450,63, faz parte do Programa PróRodovias e corresponde a recuperação de 50,9 km da SE-170, sendo que a primeira etapa contempla 31,9 km entre Tobias Barreto e Riachão do Dantas e a segunda, 19 km, entre Riachão do Dantas e Lagarto.

“A obra começou há pouco tempo, mas já está ficando bem melhor que antes. Agora temos a certeza de que o acesso à capital e o transporte de pessoas enfermas, o transporte escolar e toda a locomoção de veículos será facilitada. Com quem eu converso sobre o assunto, a satisfação é geral’. Afirma o motorista Geniclécio Domingos de Jesus, 23 anos, que trafegam pelo município de Tobias Barreto.

Os serviços de intervenção consistem na completa restauração dos quase 32 km de malha viária, sendo seis metros de pista de rolamento (três metros de largura cada uma) e dois metros de acostamento (um de cada lado), em que serão utilizados 67.188 toneladas de concreto asfáltico usinado à quente, implantação de sinalização vertical e horizontal.  

Segundo o engenheiro civil, Carlos Gines, apesar de alguns contratempos não previstos, os trabalhos seguem céleres. “Durante a execução das atividades dessa primeira etapa, no trecho localizado na entrada da cidade, descobrimos um manancial subterrâneo, o que nos obrigou a fazer alterações no cronograma e iniciar serviços de drenagem, porém, dispomos de um efetivo de 92 profissionais e 31 máquinas e já fizemos a reciclagem asfáltica do trecho inicial até o entroncamento com a SE-290, que liga o município até Itabaianinha, estamos finalizando a recuperação dos bordos (acostamentos), também desses trechos, e iniciamos a aplicação de camada asfáltica, sendo que a meta de executar 700 m² por dia, de uma margem à outra, está sendo cumprida”, afirma.

Segundo o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a obra trará melhorias significativas para a região. “Construída em 1979, a SE-170, além de interligar a capital sergipana com importantes municípios do Território Centro Sul, se converge com a divisa de Sergipe e a Bahia, por onde trafegam, diariamente, dezenas de ônibus e veículos de carga, e nunca passou por um processo de revitalização. A recuperação da via além de atender a um anseio de quem reside em Tobias Barreto e dos condutores que por ela trafegam, garantirá segurança e comodidade, bem como facilitará o escoamento da produção agrícola e dos produtos têxteis produzidos no município serrano e exportados para vários estados do país”, afirma.


Última atualização: 24 de setembro de 2020 11:01