O complexo viário engloba a construção de um viaduto, ponte estaiada e ciclovia, resultando num investimento total de R$ 363.961.232,20
O Governo de Sergipe segue avançando em direção ao desenvolvimento urbano e à melhoria da infraestrutura viária sergipana. Nesta terça-feira, 26, o governador Fábio Mitidieri assinou o edital para licitação da obra de construção do complexo viário sob o rio Poxim, que interligará a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O complexo viário engloba a construção de um viaduto, ponte estaiada e ciclovia, resultando num investimento total de R$ 363.961.232,20.
O projeto, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), visa melhorar significativamente a mobilidade urbana na região, tornando o tráfego mais fluido e seguro. Além disso, a obra é mais uma demonstração do compromisso da atual administração estadual em proporcionar uma infraestrutura eficiente e de alta qualidade, que contribuirá para o bem-estar dos sergipanos ao melhorar o fluxo de tráfego, conectividade e integração urbana, segurança e acessibilidade, além do planejamento urbano sustentável.
O viaduto terá uma extensão aproximada de 180 metros e será uma importante obra que colaborará para desafogar o tráfego nas movimentadas avenidas Tancredo Neves e Beira Mar. Além disso, como parte deste empreendimento, será construída uma ponte estaiada com uma extensão de 360 metros, interligando Tancredo Neves a Coroa do Meio.
Não apenas se limitando às obras de viaduto e ponte, o projeto também contempla a criação de ciclovias ao longo das avenidas Tancredo Neves, Projetada, Beira Mar e Delmiro Gouveia, com uma extensão aproximada de 2,34 quilômetros. Isso representa um importante avanço para a mobilidade sustentável na cidade, promovendo o uso de meios de transporte alternativos e ecologicamente corretos.
Também serão realizados serviços viários complementares de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização, abrangendo uma extensão total aproximada de 4,80 quilômetros.
“Hoje é um dia marcante para mim. Esta é uma obra relevante para a mobilidade urbana, fortalecimento do turismo e geração de emprego e renda. É um investimento muito importante para a nossa capital. Há muito tempo que o nosso estado não recebia uma obra tão grande como essa e a da ponte Aracaju-Barra que também vamos entregar. Por isso, momentos como esse me deixam muito feliz”, expressou o governador.
Fábio também enfatizou que as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2023, e que a expectativa de entrega é de 30 meses, trazendo um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão de Aracaju. Segundo o chefe do Executivo estadual, se tudo ocorrer como planejado, será um período em que já estará sendo iniciada a construção da ponte que ligará os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.
“Nesse período, estaremos finalizando esta obra e iniciando a obra da ponte Aracaju-Barra. Quero agradecer a toda a equipe da Sedurbi, DER/SE, PGE. Esta é uma luta de várias mãos, um time que vem se desdobrando para que ações como essa aconteçam. É uma grande prova de um governo que pensa no futuro e no desenvolvimento social do povo sergipano”, disse Fábio.
Mitidieiri também destacou que Sergipe é um dos estados que menos têm endividamento no país e explicou que esta obra não compromete as contas estaduais. “Pelo contrário. Este é um investimento que vai contribuir com a arrecadação e ajudar a desenvolver a nossa região. A Secretaria da Fazenda tem uma contribuição fundamental na captação dos recursos necessários para a construção dessa ponte, pois foi a Sefaz quem colaborou para a operação de crédito. Minha missão é gerar emprego e oportunidade para que os cidadãos possam prover suas famílias, fazendo a economia girar. Estamos no caminho do desenvolvimento. E esse ato de hoje tem muita contribuição para que isso aconteça, não tenho tenho dúvidas”, completou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, detalhou que a ponte se estenderá desde o final da Avenida Tancredo Neves até a rua Antônio Maia, na Coroa do Meio. Além disso, o projeto inclui um elevado na avenida Beira Mar, destinado a melhorar o tráfego em toda a região. “São duas obras de arte de engenharia , são praticamente duas obras em uma. É um marco significativo para o desenvolvimento urbano e a infraestrutura do nosso estado. Essa iniciativa não apenas melhorará a mobilidade urbana, aliviando o tráfego, mas também impulsionará o crescimento socioeconômico da nossa região. Além disso, estamos comprometidos em garantir que esse projeto seja sustentável, contribuindo para um futuro mais promissor e verde para todos os cidadãos do nosso estado”, pontuou.
Edital
O edital de licitação para a construção do complexo viário será publicado até a próxima sexta-feira, 29. É por meio do documento que a população e as empresas interessadas em participar do processo licitatório poderão ter acesso a todas as regras e trâmites necessários à licitação.
Também assinaram o edital a presidente da comissão Licitação da Sedurbi, Atenéa de Moraes Fontes; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva; o secretário de Estado do Governo, Cristiano Barreto; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária, Anderson das Neves; o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cristiano Barreto; o procurador-Geral do Estado de Sergipe, Carlos Pinna Júnior; o subprocurador-Geral de Sergipe, Vladimir Macedo; e o procurador Vinícius Oliveira, responsável pelo parecer do processo licitatório.
Presenças
O ato de assinatura contou com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias; da presidente da Fundação Aperipê de Cultura e Arte (Funcap), Antônia Amorosa; do secretário de Especial da Comunicação, Cleon Menezes; do diretor de Comunicação da TV Aperipê TV, Carlos Batalha; entre outras autoridades.