Governo realiza manutenção na ponte entre Aracaju e Barra dos Coqueiros

Serviços correspondem à remoção dos berços e troca das juntas de dilatação nas pistas de rolamento

Principal meio de acesso ao Litoral Norte de Sergipe e um dos mais imponentes cartões-postais da capital sergipana, a ponte construtor João Alves que liga os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, localizada na Rodovia SE-200, está recebendo a troca de juntas de dilatação e recuperação dos berços.

Com investimentos no valor de R$ 7.779.283,91, a obra executada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) compreende a substituição dos 14 pontos onde ficam as juntas de dilatação nos dois sentidos das pistas de rolamento. A obra, que garante segurança ao tráfego de veículos, encontra-se com 45% já executada.

As atividades consistem na demolição do lábio porimérico, que vem a ser o reforço nas bordas das juntas, feito à base de resinas de elevada resistência, rompimento do concreto antigo, limpeza da área e averiguação sobre a necessidade da troca das ferragens. Não havendo oxidação nas ferragens, as juntas são substituídas, e, posteriormente, é realizada uma nova concretagem e vedação de uma extremidade à outra.

O andamento dos serviços

Atualmente, está sendo executada a demolição dos berços de concreto, avaliação das ferragens e remoção das juntas antigas em quatro pontos, em uma das vias, no sentido Aracaju/Barra dos Coqueiros, assim como em três pontos, em uma das vias no sentido inverso.

Segundo o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, até a conclusão da obra, prevista para julho deste ano, o trânsito na ponte ficará parcialmente interditado. “Por se tratar de um serviço minucioso e que requer segurança, o tráfego nos dois sentidos da ponte ocorrerá apenas em uma das vias, visto que após a troca das juntas em cada um dos pontos, faz-se necessário um período de 28 dias para a cura do concreto aplicado, garantindo, assim, a renovação da vida útil da ponte, bem como a segurança na trafegabilidade”, frisa.

Última atualização: 20 de janeiro de 2023 10:32.

Pular para o conteúdo