Governo de Sergipe realiza primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ no município de Boquim

O Governo Itinerante levará às diferentes regiões de Sergipe a estrutura governamental para acolher as demandas locais, prestar serviços à população e apresentar projetos e programas que vêm sendo realizados

Na próxima segunda-feira, 27, o Governo de Sergipe realiza a primeira edição do Governo Itinerante no município de Boquim, na região sul do estado. Organizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, o ‘Sergipe é aqui’ é a concretização de um dos compromissos assumidos pelo governador Fábio Mitidieri em seu projeto de governo. A implantação do Governo Itinerante tem como objetivo levar até as diferentes regiões de Sergipe a estrutura governamental para acolher as demandas locais, executar e despachar as atividades de gestão do governo nos municípios. A proposta é que o evento, a princípio, seja realizado mensalmente, com a transferência simbólica da capital do estado para a cidade-foco da ação.

Na ocasião, o governador estará despachando no município e as diversas secretarias, órgãos e autarquias levarão serviços públicos e ações para mais próximo da população. Será um dia de atividades, das 9h às 15h. Nessa data, sede da prefeitura se transformará no gabinete do governador. Outras secretarias e prédios municipais receberão os serviços ofertados pelo Governo de Sergipe.

Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri fará a assinatura da ordem de serviço para reestruturação de parte da rodovia SE -282, no trecho Boquim-Estância, com extensão de 25,50 km, num investimento de R$ 18.697.090,74.

Governo em Boquim

Já estão confirmadas para essa primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ as secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania, Especial da Comunicação, da Educação e da Cultura, do Esporte e Lazer, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, da Saúde, do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, da Segurança Pública, Especial de Políticas para Mulheres, Especial do Trabalho, de Administração, da Agricultura, do Turismo, da Fazenda, da Justiça, do Meio Ambiente, Superintendência da Juventude, além do ITPS, Fapitec, Funcap, Procon, Sergas, entre outros órgãos.

Diversos serviços públicos serão ofertados à população boquinense, a exemplo de confecção de carteira de identidade e agendamento para posterior emissão, emissão de antecedentes criminais e confecção do ID Jovem. A distribuição de senhas para os serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ estará concentrada na praça da Prefeitura de Boquim, onde os participantes poderão escolher as ações e serviços que irão acessar.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania estará fazendo a atualização cadastral e orientação quanto ao acesso ao CadÚnico, além de abordagens sociais de conscientização/mobilização sobre direitos humanos, primeira infância, inclusão produtiva, segurança alimentar, diagnóstico situacional da primeira infância.

Durante o ‘Sergipe é aqui’, a Secretaria de Estado da Saúde levará a Unidade Móvel Fique Sabendo para ofertar à população a realização de testes rápidos para detecção de doenças como o HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

Geração de emprego

No apoio à geração de emprego, a Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) estará com sua equipe fazendo a emissão de carteira de trabalho digital, recrutamento e encaminhamento para vagas de trabalho e cadastramento do trabalhador para os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), cadastramento de trabalhadores para cursos de qualificação profissional, cadastramento de empreendimentos econômicos solidários, entre outras ações.

A Superintendência Estadual da Juventude oferecerá a confecção do ID Jovem. Durante o governo itinerante será também apresentado aos jovens de Boquim o programa Ser Jovem, além de ofertar orientações sobre o protagonismo juvenil e o Estatuto da Juventude.

Já a Secretaria de Estado da Administração (Sead) estará em Boquim com o Ceac itinerante, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de licenciamento, agendamento para serviços relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e emissão de segunda via de fatura da Energisa.

No dia 27, em Boquim, serão realizadas várias palestras e ações educativas com a população que comparecer, a exemplo de orientações para proteção e combate à violência contra a mulher e palestra sobre prevenção a crimes cibernéticos.

Esporte

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude de Boquim, oferecerá uma série de modalidades para estimular a prática esportiva na cidade. No ginásio do Sesi e na quadra de futebol serão ofertados handebol, vôlei, futsal, dança, altinha, futmesa e funcional. Os participantes poderão também praticar o vôlei de praia, futevôlei e vôlei sentado, na quadra de areia. Também serão realizadas diversas palestras.

O ‘Sergipe é aqui’ também será uma oportunidade para os sergipanos e sergipanas de Boquim conhecerem mais sobre programas e projetos da Secretaria de Estado da Educação, como informações e oferta dos Exames de Certificação (supletivo e Encceja); divulgação sobre a possibilidade de solicitação de documentos escolares disponibilizados no site da secretaria; apresentação do Projeto Escola Eficiente; divulgação do Processo Seletivo para Estágio para estudantes do ensino superior; divulgação do Programa Estudante Monitor; apresentação do Programa Alfabetizar Pra Valer; além de palestra sobre a alimentação escolar e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e roda de conversa com a temática ‘Fora da Escola Não Pode!’, entre outras ações.

A população de Boquim também terá acesso aos serviços da Secretaria de Estado da Justiça, por meio do Procon estadual, que levará orientação quanto aos direitos do Consumidor e ofertará também a possibilidade de abertura de reclamações.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia também estará presente disponibilizando informações e esclarecimentos sobre concessão de apoio financeiro, creditício, locacional e/ou fiscal a empreendimentos da iniciativa privada, fundamentais para o desenvolvimento do estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Oportunidade também de expor exemplos de áreas de investimento que podem ser beneficiadas pelo PSDI, como a têxtil, de vestuário e confecções, alimentos e bebidas, petróleo e gás, energias renováveis, combustíveis alternativos, indústria de cerâmica; agronegócio, calçados e outros produtos de couro, serviços, turismo, produtos de madeira, entre outros, além de informações sobre o andamento de processos no âmbito da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

Agricultura

Durante o ‘Sergipe é aqui’, a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) estará presente por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), levando vários serviços aos produtores rurais, como emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), orientação e cadastro para o programa de vacinação contra brucelose, cadastramento de beneficiários para o programa de distribuição de sementes e de palma, fornecimento de borbulhas de citros para viveiristas da Associação de Boquim, orientações técnicas sobre culturas e criações, sanidade animal, defesa vegetal e cuidados no uso de agrotóxicos, regularização e atualização cadastral da colônia Boquim, emissão de declaração para produtor rural, com fins de benefícios previdenciários, entre outros serviços.

A população de Boquim também terá informações sobre concessão de bolsas de fomento a execução de projetos, desde o ensino fundamental à pós-graduação, nos principais programas de atuação: formação de recursos humanos; pesquisa científica; pesquisa em políticas públicas; pesquisa tecnológica e inovação; difusão científica; além de informações sobre abertura de empresas, alteração de empresas e baixa de empresas; recebimento de solicitação de emissão de certidão simplificada digital, de certidão específica digital, de certidão de inteiro teor digital e informações sobre o andamento de processos no âmbito da Junta Comercial de Sergipe (Jucese).

De interesse para os produtores rurais do município e região, o Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também estará presente levando informações sobre análises de água para fins de potabilidade, projetos de irrigação, recreação, águas superficiais, piscicultura, carcinicultura e monitoramento de despejos industriais; informações sobre análises de solo para fins de fertilidade e irrigação; e monitoramento do meio ambiente; entre outros serviços.

Última atualização: 24 de fevereiro de 2023 16:48.

Pular para o conteúdo