Belivaldo autoriza reestruturação da rodovia que liga Poço Verde a Tobias Barreto

Serão investidos mais de R$ 51,1 milhões, com recursos estaduais, dentro do Pró-Rodovias II

Dando continuidade ao Pró-Rodovias II, o governador Belivaldo Chagas realizou nesta sexta-feira(27), a assinatura da ordem de serviço para obras de reestruturação da rodovia SE-290, em Poço Verde. O trecho vai do entrocamento com a SE-170, em Tobias Barreto, ao entrocamento com a SE-361, em Poço Verde, interligando as regiões Centro Sul e Sul, beneficiando o escoamento da produção agrícola e na geração de emprego e renda para população.

“Hoje é um dia histórico para mim. São quase R$ 52 milhões de reais para realizar essa obra com recursos garantidos do Tesouro do Estado. Portanto, assim como prometi fazer a rodovia que liga Tobias a Itabaianinha e já estamos fazendo com recursos do Tesouro e a rodovia que liga Tobias Barreto a Riachão, que já se encontra concluída, agora estamos com essa grande obra, nessa rodovia, com mais de 30 anos, que precisava ser praticamente reconstruída. A recuperação deste trecho vai levar ainda mais desenvolvimento emprego e renda para a região, facilitando o acesso à Bahia e o escoamento de produtos agrícolas, especialmente de milho, feijão e gado”, pontuou o governador.

A obra será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).

Dentro do Pró-Rodovias II, contempla a extensão de 55,96 km, fruto de um investimento de R$ 51.164.782,55. No total, deverão ser utilizadas mais de 47 mil toneladas em concreto asfáltico (CBUQ). “É o compromisso do governo do Estado para com essas duas cidades. Uma obra que proporcionará mais desenvolvimento, emprego e renda para a população”, disse o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto.

Escoamento da produção agrícola

A SE-290 interliga a região Centro-Sul do estado e serve de acesso à Bahia. É, ainda, uma importante via de escoamento de milho, feijão e gado na região, entre outros insumos.

“Todos os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo em Poço Verde vão ficar, sem sombra de dúvidas, registrado na memória do nosso povo e na nossa economia. Isso é um investimento que ajuda no escoamento da produção agrícola, seja através da nova pista a Simão Dias e, agora, com esses investimentos de mais de R$ 50 milhões de reais na estrada que vai até Tobias Barreto. Então, além de encurtar a distância do nosso povo com o comércio forte, têxtil de Tobias Barreto, vai ajudar o nosso agricultor a escoar sua produção agrícola”, disse o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, ressaltando que o município de Poço Verde é o terceiro maior produtor de milho de Sergipe.

Para o prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, são investimentos importantes que vão facilitar a circulação das pessoas ao Centro Sul e Sul do estado. “O Estado já realizou reestruturação da rodovia que liga Tobias Barreto a Itabaianinha e Umbaúba, ligando a Br-101, além da rodovia Tobias Barreto a Riachão. E agora Tobias Barreto a Poço Verde, ligando a região sul com Centro sul, o que facilita a vida de quem trabalha e busca melhorar o seu comércio e fomentar a economia”.

A reestruturação do trecho atende a uma reivindicação histórica da população local, já que mais de 20 povoados e vilarejos se localizam no entorno da rodovia. É o que relata o agricultor Milton Pereira dos Santos, que vive em um assentamento na região de Poço Verde. “Aqui a gente planta muito milho e feijão, então a gente precisa muita dessa estrada para transportar a nossa produção. E essa obra é mais do que esperada porque as condições não estão boas”.

O aposentado e agricultor José Bento, que faz muito uso da via, também comemorou a ordem de serviço. “Esse trecho está em péssimas condições, cheios de buracos, que prejudicam os veículos. Então, estava precisando muito dessa reforma, vai melhorar muito. Atualmente, a gente leva duas horas para chegar em Tobias Barreto e o normal seria de 30 a 40 minutos”, revelou.

Pró-Rodovias

A obra que deverá contemplar o trecho de rodovia entre Poço Verde e Tobias Barreto faz parte do Pró-Rodovias II, que, por sua vez, integra o Avança Sergipe. Este programa foi criado para promover a aceleração econômica prejudicada pela pandemia da Covid-19, e já tem mostrado resultados relevantes em todo o território sergipano.

Ainda em se tratando da rodovia SE-290, a reestruturação do trecho entre os municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha já está mais de 60% concluído. Com investimentos na ordem de R$14.270.143,32, a intervenção totaliza 27,20 km e inclui o acesso 286, entre a rodovia e o Povoado Ilha, cuja extensão é de 2,40 km.

Também na SE-290, mais um projeto do Pró-Rodovias I é a reestruturação do trecho que liga Itabaianinha e Umbaúba. São aproximadamente 20 km, com investimento total de R$12.639.968,40. O trecho recebe um grande fluxo de veículos de cargas diariamente, seja por conta da produção no setor da citricultura ou pelas atividades no ramo ceramista.

Ainda na região, o Estado já entregou a revitalização da Rodovia SE-361, entre Simão Dias e Poço Verde. Na primeira etapa da revitalização, em 2018, foram recuperados 12 km entre a sede de Simão Dias e o Povoado Triunfo, na ordem de R$ 3.978.367,93. Na segunda e última etapa, entre o povoado Triunfo (Simão Dias) e o município de Poço Verde, com 31,68 Km, foram revitalizados no valor de R$ 12.769.398,50, totalizando R$ 16.747.766,43. Entre Tobias Barreto e Riachão do Dantas, a reestruturação da SE-170 também já foi concluída, a partir de um investimento de R$ 20.806.325,22, no trecho de 31,90 km.

Última atualização: 30 de maio de 2022 07:36.